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quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O que é Balanced Scorecard?

Balanced Scorecard (BSC) é uma técnica que busca a união e o balanceamento dos indicadores principais de desempenho existentes dentro de uma determinada Organização, desde os relativos processos internos, até os financeiros/administrativos, assim podendo estabelecer objetivos fixos da qualidade para diversas funções e níveis relevantes situado em determinada empresa, assim podendo dizer, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas.
O modelo de BSC, interpreta a missão e a estratégia da Organização em seus objetivos e medidas tangíveis.
Podemos dizer também que Balanced Scorecard é uma filosofia à Gestão Empresarial, assim, dando possibilidades para a Organização monitorar suas estratégias a partir de quatro focos importantes: Finanças, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento. Tomando partida da visão empresarial o molde favorece a implementação, a descrição e a gerência das estratégias em operação.
Para KAPLAN e NORTON (1997), o Balanced Scorecard é basicamente um mecanismo para implementação da estratégia, não para a sua formulação. Qualquer que seja a abordagem utilizada para a formulação de sua estratégia, o Balanced Scorecard oferecerá um mecanismo valioso para a tradução desta estratégia em objetivos, medidas e metas específicas.
Nesse mesmo contexto, CAMPOS (1998) ressalta que o BSC deve preocupar-se em espelhar a estratégia e que, ao fazê-lo, soluciona umas das principais deficiências dos sistemas gerenciais tradicionais: a incapacidade de integrar e sintonizar a estratégia a longo prazo com as ações e os resultados a curto prazo.
 
Para concluirmos, vamos salientar os principais benefícios que adquiridos através da implantação do Balanced Scorecard, estão relacionados com:
 
- Fornecer à gerência um controle de dimensões estratégicas;
 
- Comunicar, de forma clara, qual o benefício individual de cada funcionário para com a Organização;
 
- Discutir como os investimentos relacionados com o desenvolvimento de competências, relacionamento com clientes e tecnologias de informação resultarão em benefícios futuros;
 
- Criar oportunidades para um aprendizado sistemático a partir de fatores importantes para o sucesso da Organização;
 
- Criar consciência sobre o aspecto de que nem todas as decisões e investimentos realizados pela empresa trarão resultados imediatos de aumento dos lucros ou redução dos custos.

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