Sigam-me!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

R&S - Principais fontes de Recrutamento e Seleção

Podemos afirma que nos dias de hoje as Organizações estão possibilitadas a usufruir de duas principais fontes para seus processos de Recrutamento e Seleção (R&S). Estes processos são nomeados de processos internos e processos externos.

Vejamos a seguir, a definição de cada um destes dois processos:

Processo de Recrutamento Interno - é todo e qualquer processo que deve ser promovido no ambiente interno das Organizações, para exemplificar, colaboradores de determinada Organização podem se candidatar aos cargos disponíveis dentro da mesma.
Para Ribeiro (2006), este tipo de recrutamento é aplicado quando existe a possibilidade de transferência, promoção, programas de desenvolvimento de pessoal ou plano de carreira.

Abaixo podemos analisar duas vantagens do Recrutamento do Interno:

1º) O baixo custo, pois a Organização evita gastos com anúncios ou empresas especializadas.

2º) A contratação se torna mais rápida assim motivando os colaboradores, a Organização oferece oportunidades de crescimento, podendo da mesma forma estimular seu quadro de pessoal.

Mas podemos salientar algumas desvantagens que podem ser geradas nesta forma de R&S, bloqueando a entrada de ideias novas absorvidas em processos de recrutamento externo, também não renova o quadro de pessoal, assim, podendo gerar conforto dos colaboradores que pressentem a própria falta de condições para futuras promoções.

Processos de Recrutamento Externo - baseia-se na busca de candidatos disponíveis no mercado de trabalho. O recrutamento externo tem como vantagem a renovação e o aperfeiçoamento do RH da Organização, sendo que os profissionais selecionados vêm de outras empresas já capacitados e na maioria das vezes desenvolvidos.
Tratando-se de um processo externo, o mesmo acaba gerando custos a Organização, por exemplo, com agências de R&S,  anúncios e consultorias especializadas. Podemos salientar também que este é um processo que envolve certo risco, pois os futuros colaboradores são desconhecidos.

Com tudo, podemos dar a afirmativa de que o principal objetivo do R&S, independente do mesmo ser interno ou externo, é partir de uma busca inicial e separação dos currículos que satisfaçam o perfil da vaga. 

2 comentários:

  1. A promoção da diversidade aumenta a qualidade do ambiente de trabalho e o relacionamento entre funcionários, que tem implicação importantes para a produtividade da empresa. Quando todos se sentem confortáveis na empresa e sentem que a empresa se preocupa com eles, isso aumenta a lealdade, o entusiasmo, a motivação. Os funcionários dão ao máximo de si, a produtividade fica melhor e as taxas de rotatividade e absenteísmo ficam muito menores

    ResponderExcluir

OPINE!