Sigam-me!

sábado, 4 de agosto de 2012

Capital Humano e sua importância nas Organizações

Nos dias de hoje podemos dizer que as pessoas estão se tornando o ativo mais importante das Organizações, isso deve-se a capacidade do ser humano ser o único elemento passível à desenvolvimento, treinamento e possuir desenvoltura para reverter situações adversas.
Podemos perceber que as empresas que priorizam o capital humano estão alcançando cada vez mais suas metas e superando-se, pois são Organizações que possuem uma política criativa e através de sua própria cultura organizacional buscam sempre priorizar estas filosofias.
As Organizações necessitam de ideias inovadoras, desenvolvimento estratégico, motivação pessoal e criatividade, mas sabemos que todas estas qualidades não surgem sem que por trás das mesmas não exista uma pessoa com todos estes adjetivos e que possa colocar isso em prática. Mas, você deve estar se questionando e dizendo. Como conseguirei um profissional com estas qualificações? Não se pode esquecer que tudo começa através do Recrutamento e Seleção (R&S), que digamos seja a parte principal para que comecemos a atingir as qualidades acima citadas em um profissional.
Com isso, temos a certeza de que não adianta a Organização agregar vários profissionais inovadores, com visão de desenvolvimento estratégico, motivação pessoal e criatividade, é necessário que exista uma cultura focada na descoberta destes talentos e uma eficaz Administração de Recursos Humanos, para que deste modo desenvolvam-se e somem valores para a organização.
Para CHIAVENATO, o capital humano é constituído das pessoas que fazem parte de uma Organização. Capital humano significa talentos que precisam ser mantidos e desenvolvidos. Mais do que isso, capital humano significa capital intelectual. Um capital invisível composto de ativos intangíveis.
Com base no que diz Chiavenato, podemos dizer que a contabilidade tradicional, ainda com sua preocupação baseada somente nos ativos tangíveis e físicos, está rodeada com um fenômeno inesperado, pois o valor de mercado das empresas não está baseado mais somente em seu valor patrimonial físico, mas principalmente do seu capital humano e intelectual.
Hoje vivemos na Era da comunicação e informação e o conhecimento está se destacando como o recurso organizacional mais importante das empresas. E as empresas com mais sucesso são aquelas que acabam se transformando em organizações educadoras e do conhecimento que utilizam a aprendizagem e acompanhamento de seus talentos através de projetos inteligentes em sua gestão.

              Curtam também nossa FANPAGE - Gerir & Viver - https://www.facebook.com/GerirViver

Um comentário:

OPINE!