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terça-feira, 21 de agosto de 2012

Psicologia aplicada à Gestão

Psicologia Organizacional aplicada à Gestão de Pessoas, pode significar maior ânimo e uma maior efetividade de esforços, direcionados sempre aos fatores relacionados a longevidade das empresas.
A utilização da psicologia para as organizações, é um meio que podemos considerar indispensável quando tratamos de assuntos ligados à gestão, recursos humanos, etc. Pois são assuntos indiscutíveis para os profissionais que lidam com questões como motivação, liderança, formação de equipes e seleção e desenvolvimento de pessoas.
Nos dias atuais a psicologia aplicada à gestão, que está sendo utilizada nas organizações, nos trazem resultados de extrema importância, quando falamos do comportamento dos indivíduos em diversas situações de trabalho, assim, conciliando ainda mais as características de determinados grupos e pessoas.
Para Fiorelli (FIORELLI, 2000), existem alguns pontos que veem a tona na utilização da psicologia na gestão, sendo eles:

- Existem trabalhos caracterizados pela constante presença de desafios inovadores, em que as pessoas se sujeitam (querendo ou não) e a eles reagem de diversas maneiras. Situações como estas acabam subtendo o indivíduo a vencer o medo do desconhecido.

- Outras atividades determinam uma rotina sem alterações, fundamentadas a partir de padrões pré-estabelecidos e na maioria das vezes não sendo sujeitos à modificações, buscando assegurar a precisão e produtividade, assim, não aceitando desvios aos procedimentos fixados.

Relacionando as situações acima, a psicologia atribui técnicas de grande valia para o enriquecimento do trabalho, criando possibilidades para as pessoas, dentro dos limites de cada um, desenvolvendo a criatividade e possibilitando o aumento da capacidade de convivência em períodos de monotonia.

Ainda para Fiorelli (FIORELLI, 2000), o conflito interpessoal emerge a qualquer momento em algumas atividades; técnicas comportamentais e cognitivas contribuem para tornar os profissionais menos sensíveis a essas situações e com mais habilidades para gerenciá-las.

Um comentário:

  1. Na minha opinião os fatores que levam à insatisfação no ambiente de trabalho são: a Política da empresa, condições do ambiente de trabalho, relacionamento com outros funcionários, segurança e salário.
    Já os fatores que levam à satisfação são: o crescimento, desenvolvimento, responsabilidade, reconhecimento e realização.
    Com certeza a motivação, no sentido psicológico, é a tensão permanente que leva o indivíduo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais determinadas necessidades.

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