Sigam-me!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Princípios Administrativos - Henri Fayol

Henri Fayol, nascido em 29 de julho de 1841 na cidade de Istambul. Fayol é conhecido como um dos estudiosos que inicialmente analisou a natureza das atividades Organizacionais, assim formulando uma teoria completa relacionada a gestão, trazendo também as principais atividades de um gestor para determinada Organização, que seriam: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar.
Fayol teve grande importância também quando realizou a ligação da estratégia para com a teoria empresarial, destacando a grande necessidade de aprofundar a gestão e o cultivo das qualidades de liderança. Baseado em seus estudos e acima de tudo em seus métodos, Fayol sempre defendeu que os mesmos princípios poderiam ser aplicados em Organizações de diferentes dimensões e de todo e qualquer tipo, como por exemplo: governamentais, políticas, indústriais, comerciais, etc.
Definiu também a empresa como Organização, com uma base inicial a partir de um plano estratégico ou determinada escolha de objetivos, assim podendo evoluir uma estrutura e colocando o plano em prática, atuando também com controle relacionado ao líder e a força de trabalho. Dizia ainda que o melhor desempenho da força de trabalho depende do líder e seus conhecimentos relacionados ao negócio, aos colaboradores e acima de tudo para Fayol, o líder deve ter a capacidade de inspirar um sentido de missão.
 
 
Para concluirmos, abaixo estarão descritos 10 dos mais importantes Princípios Gerais da Administração, segundo Henri Fayol:
 
 
- Divisão do Trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
 
 
- Autoridade e Responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas.
 
 
- Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.
 
 
- Unidade de Comando: cada colaborador deve receber ordens de apenas um superior. Princípio da autoridade única.
 
 
- Unidade de Direção: uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.
 
 
- Subordinação dos interesses Individuais aos Gerais: os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas.
 
 
- Remuneração do Pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a Organização em termos de retribuição.
 
 
- Centralização: refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da Organização.
 
 
- Estabilidade do Pessoal: a rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da Organização.
 
 
- Espírito de Equipe: a harmonia e união entre as pessoas são grandes forças para a Organização.

Um comentário:

OPINE!