Sigam-me!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Eficiência e Eficácia na Administração.

Administrar é o alcance da administração, sendo também, o conceito de organização, métodos de direção, coordenação, planejamento, entre muitas outras ferramentas utilizadas com o foco de permitir que as Organizações sejam cada vez mais eficazes e eficientes.
 
Para entendermos melhor o assunto, vamos descrever qual a diferença entre eficácia e eficiência na Administração;
 
- Eficácia: consiste em fazer as coisas certas, com a realização de um trabalho que atinja em sua totalidade o resultado, concluindo o que se propôs a fazer com um bom almejo do resultado.
 
- Eficiência: consiste em fazer certo as coisas, sempre realizando um trabalho correto, sem muitos erros.
 
Para BRENDER (2009), tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menos orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc).
Podemos dizer que estas duas palavras podem ser descritas como normais, porém, para a Administração, a cada dia mais estão ganhando destaque primordial na tomada de decisões das Organizações. Pode-se dizer também que elas não estão diretamente relacionadas às atitudes dos colaboradores (profissionais) em suas tarefas dentro da empresa, mas também na produção da própria companhia para que assim garantam seu nome no mercado da área a qual esteja participando.
Podemos exemplificar o que seria um Administrador Eficiente e um Administrador Eficaz: o Administrador Eficiente é aquele que procura sanar o problema de imediato, sem buscar informações relacionadas ao ínicio da ocorrência, já o Administrador Eficaz busca atingir a solução através da raiz dos acontecimentos.
Para concluirmos, quero deixar claro e explícito que, para que um administrador consiga atingir o ápice em sua carreira, deve unir a eficiência e a eficácia, pois mesmo sendo dois pontos parecidos, um depende muito do outro para o sucesso da Organização através de seus Administradores.


3 comentários:

  1. Este tema realmente é sempre muito "confuso" para as pessoas, inclusive para mim. Vamos ver se entendi:
    Eficácia é atingir o objetivo proposto; executar e operar (eficaz é o que realiza);
    Eficiência é a qualidade de fazer com excelência, sem perdas. (eficiente é aquilo ou aquele que chega ao resultado com competência).

    É isto Levi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá, tanto o Administrador Eficaz e o Administrador Eficiente, realizam as tarefas propostas e solucionam os problemas, porém, o Administrador Eficiente soluciona o problema na hora sem saber a origem dos acontencimentos e o Administrador Eficaz busca solucionar o problema desde sua origem.
      Um exemplo para explicar melhor: ocorre um vazamento em determinada sala de um escritório, começa a encher de água, a pessoa eficiente, de imediato vai até o local do vazamento e soluciona, já a pessoa eficaz vai em busca de saber o porque do vazamento e a sua origem e assim também solucionando o problema.

      Excluir
    2. Obrigada Levi, realmente esta foi a melhor explicação que já ouvi sobre este assunto. Você foi muito claro e objetivo, com certeza jamais me esquecerei disso. Parabéns pelo seu empenho e dedicação nestes artigos, seu blog está a cada dia melhor. Abraços!

      Excluir

OPINE!