Sigam-me!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Para Refletir - Motivação

Pessoal, imaginemos dois profissionais da área de vendas: José, um profissional com extrema competência, excepcional, que domina todas as técnicas necessárias para tal, tem um modo extraordinário de comunicar com as pessoas e um poder de persuasão, e tem mais, além destes atributos, José é bom  no que faz e sabe disso. Porém, Marcelo vende os mesmos produtos, além de que, teve a mesma preparação e os mesmos treinamentos que José realizou. Mas, é um tanto quanto quanto limitado, existem vários bloqueios entre Marcelo e seus clientes, as crenças e seus medos o tornam cada vez mais limitado. Tem muita dificuldade fonética e acima de tudo é extremamente tímido.

José confia em seu próprio conhecimento e realiza um trabalho tranquilo, espera determinadas coisas acontecerem, não pensa em metas, com isso, também não pensa em fidelizar seus clientes. Marcelo, o mais limitado, busca a cada dia se superar dedicando-se e dando o seu melhor diante de cada situação, tem total ciência de que se não é viável vencer através do conhecimento e dos atributos, vencerá com base em seu esforço e sua dedicação. 

Podemos perceber que José é extremamente capacitado, mas está faltando o que está sobrando em Marcelo, a Motivação, que faz total diferença em um mundo competitivo, como o que vivemos hoje. Quero deixar bem claro que não estou desvalorizando e muito menos salientando que não é necessário para um profissional possuir talentos, dentre eles, criatividade, empreendedorismo, liderança, etc. Procuro demonstrar através deste breve artigo que talento sem motivação é um desperdício  imensurável, como se um rei estivesse sem sua coroa. 

"As pessoas dizem frequentemente que a Motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente" Zig Zilar.

Um comentário:

  1. Sábias palavras, e profunda reflexão. Sim, a diferença existe, os limites também... A busca eminente da superação profissional não é mais questão de escolha, e sim, de sobrevivência. A adaptabilidade é requisito de qualquer área, qualquer profissional. E na minha opnião. Muito importante que esse "mutante" chamemos assim o profissional dos dias de hoje, saiba o valor de manter acesa a chama da motivação, como mencionado acima na frase de Zig Zilar, e que sejam bem vindos os desafios, sem eles, caros amigos, não há como quebrar barreiras e ir mais longe... E é no impossível que encontramos a motivação. Deixo aqui um texto que complementa sua reflexão, de Walt Disney...

    "Eu gosto do impossível, porque lá a concorrência é menor."

    Abraços

    ResponderExcluir

OPINE!