Abrahan Maslow nascido em 01 de abril de 1908 em Nova Iorque, foi um psicólogo que ficou conhecido através da sua proposta, "Hierarquia de Necessidades de Maslow", fundou também o centro de pesquisa National Laboratories for Group Dynamics (Laboratório Nacional para Dinâmica de Grupos).
Para Maslow, as atitudes e o comportamento motivacional são explicados através das necessidades humanas. Entende-se que motivação é o resultado de determinados estímulos, assim impulsionando o indivíduo, fazendo com que o mesmo tome certas ações com algum propósito. Podemos dizer que para que haja qualquer ação, é necessário um estimulo, podendo ser externo ou direto do próprio organismo. A teoria Abrahan Maslow nos permite ter ideia do que seria um ciclo motivacional.
Baseado na teoria da motivação dizemos que cada necessidade humana está organizada e disposta em níveis diferentes, em uma hierarquia de influência e de importância, demonstrada em um pirâmide conforme abaixo:
Necessidades
de Auto Realização
Necessidades de Status e Estima
Necessidades..............Sociais................(Afeto)
Necessidades...........................de...........................Segurança
Necessidades....................................................................Fisiológicas
Segundo Maslow, as necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie, sendo: Alimentação - Repouso - Abrigo - Sono - etc. As necessidades de proteção estão totalmente relacionadas à fuga, proteção contra privação ou ameaça e o perigo. Necessidades sociais relacionam-se com necessidade associação, de inclusão ou participação e aceitação em determinados grupos, de amor e afeto. A auto realização refere-se à autoconfiança, auto apreciação, necessidade de respeito e aprovação perante a sociedade, de confiança diante do mundo, autonomia e independência.
Com isso, se o ciclo de motivação descrito acima não concretiza para determinado indivíduo, certamente ocorrerá a frustração, assim o mesmo poderá assumir diversas atitudes, como:
- Agressividade por não poder dar vazão a insatisfação contida;
- Comportamento ilógico ou sem normalidade;
- Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos;
- Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, insegurança e não colaboração;
Para concluirmos podemos dizer que estudos realizados referente a motivação e o comportamento humano, mostraram que cada pessoa pode, em uma escala, priorizar as próprias necessidades em decorrência de sua religião, cultura e diversas outras influências, internas ou externas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPINE!