Sigam-me!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Trabalho em Equipe - o X da questão

Kurt Lewin nasceu em 1890, considerado o psicólogo que agregou a maior herança ao movimento das Ciências do Comportamento. Lewin criou a passagem das Relações Humanas para o movimento seguinte, assim inspirando grande parte dos pesquisadores ligados diretamente à Administração e a Psicologia Organizacional em meados da década de 60. Também foi o criador e quem popularizou a expressão Dinâmica de Grupo, contribuindo de maneira importante tanto quanto à teoria como para a pesquisa.

Segundo Kurt Lewin, dinâmica de grupo é o estudo das forças que agem nos seios dos grupos, suas origens, consequências e condições, assim podendo modificar o comportamento de determinado grupo. Sua importância para a Organização consiste em considerar os grupos responsáveis pelo atingimento dos objetivos Organizacionais, ou seja, pessoas reunidas buscando e superando metas, a variação no comportamento do grupo é de conhecimento fundamental para o administrador. A união e formação de determinado grupo baseia-se na ideia de consenso nas relações interpessoais, isto é, concordância comum sobre os objetivos e sobre os métodos para atingi-los, tendo como resultado final a união e solidariedade de uns para com os outros.

Com tudo, podemos fazer uma total ligação à Administração e a métodos de incentivo motivacional para Organizações que nos dias atuais não estão vivendo seus melhores momentos, não financeiramente, mas sim com falta de união e trabalho em equipe. 

Com base nos estudos e nas palavras de Kurt Lewin, pode-se ter certeza de que toda e qualquer Organização que tenha seus líderes e gestores ligados diretamente ao trabalho em equipe, terá resultados extremamente positivos. Pois estes gestores estarão sempre trabalhando a favor do incentivo das relações interpessoais de todo o seu pessoal, através das Dinâmicas de Grupo. Sempre focados na união e colaboração de todos na mesma direção, dos objetivos e metas cumpridas no final de determinado período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPINE!