Sigam-me!

sábado, 8 de setembro de 2012

RH conectado à Estratégia Empresarial

A ferramenta de Recursos Humanos é um fator fundamental para o sucesso no momento da implementação de determinadas ações relacionadas às estratégias organizacionais, pode-se dizer que nos dias atuais é mais importante que as empresas coloquem a estratégia em ação do que própriamente a estratégia em si, são nestas ações que o RH torna-se fundamental.
É de extrema importância que o RH estruture um modelo de competências direcionado totalmente para o empreendimento (negócio), sempre buscando um modelo prático e preciso e não um modelo filosófico, assim, tomando como padrão um foco com nível de desempenho alto para todas as práticas de Recursos Humanos, ligados diretamente aos indicadores relacionados à gestão de pessoas, podendo a partir daí alinhar a estratégia.
Para tanto, o objetivo do RH tem como ponto de partida compreender com clareza a cadeia de valor de determinada empresa. Para entendermos melhor, o que seria Cadeia de Valor? São todos os processos organizacionais ligados indiretamente para gerar riquezas e as respectivas interdependências  assim trazendo o conhecimento baseado em todas as necessidades de sistemas de Recursos Humanos para conseguir construir e manter um grupo considerável de capital humano motivado e talentoso nas ações das estratégias empresariais.
Para que consigamos atingir resultados extraordinários na gestão de recursos humanos, devemos tomar posse de uma perspectiva sistêmica de análise juntamente ao negócio, com isso, promovendo alguns aspectos conforme descritos abaixo:
Diagnosticar claramente os objetivos do Recursos Humanos.
- Os profissionais da área de RH possuem competências de visão estratégica.
O sistema de RH está voltado para as necessidades do negócio.
- Políticas e práticas estão alinhadas para promover o alto desempenho.
Sistemas de mensuração de RH estão voltados para auxiliar na implementação da estratégia.
- Sistemas de avaliação conseguem medir estrategicamente as competências, motivações e comportamento correlatos.
Para concluirmos podemos dizer que as empresas que possuem um RH conectado com as estratégias empresariais com certeza conseguem atingir o ápice, sempre demonstrando um nível de desempenho elevado, diante das empresas onde o Recursos Humanos não está conectado corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPINE!