Sigam-me!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

David MacClelland: Motivação

David MacClelland foi um psicologo americano nascido 1917, foi reconhecido por seu excelente trabalho em motivação do sucesso e consciência. MacClelland, foi quem identificou três necessidades fundamentais, pontos-chave, para a motivação, que seriam: afiliação, poder e realização. Tais necessidades estão em segundo plano, pois são adquiridas no decorrer da vida, mas sempre trazendo sensações que o ser humano gosta e necessita sentir para que sinta-se também ainda mais motivado.

Abaixo uma breve descrição das três necessidades apontadas como fundamentais para David MacClelland:

- Necessidades de Afiliação: desejo e necessidade de estabelecer relacionamentos próximos, evitando conflitos e criando laços fortes de amizade, considera-se uma necessidade social, de apoio e companheirismo (motivados por cargos que exijam interação frequente), tem certa dificuldade em avaliar os subordinados de forma mais objetiva, as pessoas possuem muito mais valores e são bem mais importantes que a produção de outputs.


- Necessidades de Poder: desejo de poder influenciar outros, ter responsabilidade por outros, assim, exercendo autoridade, necessidade de controlar, dominar pessoas (buscando posições de liderança). Uma elevada tendência para o poder está totalmente relacionada as atividades competitivas, dentre elas o interesse em obter e manter posições de prestígio e extrema reputação.

- Necessidades de Realização: desejo de alcançar algo com um elevado grau de dificuldade de conquista, exigindo um padrão de sucesso, domínio de tarefas difíceis e acima de tudo superação de outras, como exemplo; gosto por assumir responsabilidades, gosto em correr riscos, porém, todos calculados, desejo de retorno concreto sobre seu próprio desempenho. Podemos dizer que Administradores que possuem esta necessidade, não pensam somente em seu resultado individual, mas sim pensam em um feedback positivo geral, tanto para empresa como para a equipe.

Com base nas três definições, é importante que você, Gestor, Administrador, profissional da área, saiba dosar as necessidades de Afiliação, Poder e Realização, lembre-se que para o sucesso basta a união e não o excesso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPINE!