Sigam-me!

sábado, 13 de outubro de 2012

Confiança - o segredo do crescimento

Por quantas vezes ouvimos dizer a palavra "confiança" em um âmbito empresarial?

Podemos dizer que muitas vezes ouvimos, pois a palavra confiança assusta a maioria dos empreendedores, líderes e gestores. 

Há tempos o que mais atravanca o desenvolvimento de Organizações e o crescimento profissional das pessoas é a falta de confiança, não que devemos confiar em todo mundo, mas com certeza devemos tentar, pois se contratamos alguém pra determinada função é porque achamos que este indivíduo tenha a capacidade de desenvolver suas tarefas de maneira produtiva.

Se todos parássemos para pensar e fizéssemos esta pergunta para nós mesmos: Confio em meu colaborador? 

Gestores, líderes, todos os que estão lendo este artigo, façam esta pergunta, porém, a resposta trará com certeza muito sucesso e resultados positivos imediatos para organização ou carreira profissional. É claro que em alguns casos a incógnita permanecerá, então o melhor a fazer é se aproximar de tal pessoa e incentiva-la através de estímulos, como por exemplo, recebeu um feedback, elogie este colaborador e faça com que sinta-se importante.   

Lembre-se que a falta de confiança é o maior meio de desmotivação do colaborador, pois quem está passando por isso, sente a situação e assim acaba realizando suas tarefas com excesso de insegurança.

Vamos citar um coordenador de determinada organização, que tem sua equipe formada por assistentes e analistas. É claro que todo coordenador almeja um cargo de gerência, creio que todos devemos pensar em nosso crescimento, independente do cargo que estamos no momento, devemos focar nos resultados do presente para nossa ascensão no futuro. Mas para um coordenador, como o que citamos acima, que deseja sua própria ascensão, ele tem que confiar em sua equipe, é necessário delegar as tarefas, dividir as responsabilidades, preparar seus subordinados para assumirem o posto de coordenação, se não com certeza o mesmo permanecerá onde está e arriscando-se também a perder o que já tem, pois acaba atrapalhando a evolução profissional de uma equipe e também da organização.

Concluímos que a confiança, ou melhor, a falta de confiança é o que mais desmotiva os colaboradores, as pessoas, tanto no meio organizacional como pessoal. Procure mudar sua visão, distribua seus conhecimentos, suas vivências, deixe que outros realizem o que você um dia aprendeu com alguém. Através disso terá uma base para que possa colocar os dois pés e subir mais um degrau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPINE!