Sigam-me!

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Os 6 Pilares da Programação Neurolinguística

A Programação Neurolinguística, também conhecida PNL, é uma poderosa ferramenta e pode contribuir muito com o crescimento pessoal e profissional de cada indivíduo e também de profissionais de diversas áreas de atuação, assim auxiliando à organizarem melhor seus pensamentos, transformando-os em ações positivas direcionas a conquista de seus objetivos.

Abaixo seguem os 6 Pilares da PNL para que você fique por dentro:

1 - Você (seu estado emocional ou nível de habilidade) - você é o único responsável pelo seu sucesso.

2 - Pressuposições (os princípios da PNL) - são as crenças e ideias consideradas certas, onde todas as ações serão executadas. As pressuposições são os princípios centrais da Programação Neurolinguística, pois, orienta sua filosofia, suas crenças e valores. Nós pressupomos que sejam verdadeiras e agimos como se fosse a mais pura verdade.

3 - Rapport (harmonia, a qualidade do relacionamento) - a qualidade que resulta em confiança e responsabilidade. O Rapport (confiança) é dividido por fases ou degraus.
Durante qualquer relacionamento tanto profissional como pessoal vamos testando a força da outra pessoa e aos poucos, dando mais e mais para ver até onde se chega e o que acontece, mas é preciso cautela e paciência. Um exemplo:

- Se uma pessoa é forte e tem um patamar demasiadamente baixo, você poderá confiar com mais facilidade e poderá se decepcionar.

- Se o patamar for demasiadamente alto e você exige demais da outra pessoa, poderá se decepcionar, pois, ela requererá de mais tempo construir confiaça.

Rapport é um investimento e Confiança é um risco.

4 - Resultado (saber o que quer) - resultado é aquilo que se quer e Tarefa é o que terá que ser feito para consegui-lo. Resultado é aquilo que você deseja e a melhor forma de se solucionar um problema é definir um resultado. Para a PNL, resultado é diferente de metas, objetivos e alvos, pois, eles são reais e pré-supostos, com data, hora e momento certo para apresentação.

Os 3 elementos básicos do Resultado são:

- Conhecer sua situação atual (onde você está agora)

- Conhecer sua situação desejada (onde você quer estar)

- Planejar sua estratégia (como chegar de um ponto até outro e fazer uma ponte para o futuro, utilizando os recursos que dispõe e criando novos recursos) 

5 - Feedback (como saber o que está conseguindo, o que quer?) - uma vez sabendo o que deseja, sempre prestar atenção no que está conseguindo para que determine os próximos passos:

- Seu Feedback é preciso e exato? Qual o seu foco hoje? Sua atenção está sendo bem direcionada? Você está atento? Você presta atenção nos seus próprios sentidos? (eles são a única maneira para que você obtenha um Feedback direto). Feedback na PNL significa mais do que "retorno", mas também, estabelecer padrões de críticas e elogios, saber avaliar seus próprios resultados e manter um dialogo aberto e assertivo com você e os outros dentro de um meio.

6 - Flexibilidade (se o que estiver fazendo não estiver funcionando, faça algo diferente) - crie opções de:

- Estado emocional

- Estilo de comunicação

- Perspectivas

A Programação Neurolinguística encoraja a escolha de um comportamento de Rapport (harmonia, confiança, responsabilidade) e consciência.

Para finalizarmos, vale lembra que um dos principais pilares da Programação Neurolinguística é o que apresenta as Pressuposições, pois, têm extrema importância, que definem um meio de trabalho único durante o desenvolvimento de todos os níveis da PNL. As Pressuposições, se bem aplicadas, modificam completamente a visão, a percepção e a forma de se comunicar do indivíduo.

              Curtam também nossa FANPAGE - Gerir & Viver - https://www.facebook.com/GerirViver

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPINE!