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quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Administração - O que é Vantagem Competitiva?

O conceito de vantagem competitiva foi desenvolvido por Michael E. Porter com o objetivo de demonstrar como a estratégia aderida e seguida por certa empresa tem o poder de determinar e trazer bases sólidas, assim sustentando seu próprio sucesso competitivo.
Dizemos que a vantagem competitiva tem seu ponto de partida através de fundamentos relacionados ao valor que certa Organização consegue para seus clientes, por exemplo os compradores, ultrapassando o custo adquirido através da fabricação da própria Organização.
Podemos afirmar que uma empresa possui vantagem competitiva a partir das ideias implementadas para uma nova estratégia, podendo assim gerar uma nova criação de valores e o mais importante, não podendo ser implementadas por nenhum outro concorrente potencial ou corrente.
O termo valor, utilizado acima, relacionado com o assunto em tese, representa o que clientes estão disposto a desembolsar por tal produto ou serviço; um valor superior tem base no resultado da oferta de determinado serviço ou produto que de qualquer forma possuem características similares aos da concorrência, sendo que com um preço muito menor.

Porter afirma existir dois tipos básicos de vantagem competitiva, seguem:

- Liderança no Custo: tornar-se o produtor com menor custo dentro de um mesmo ramo de atividade no mercado.

- Diferenciação - a empresa tem o objetivo de ser a única em seu ramo de atividade nos âmbitos mais valorizados pelos consumidores.

Porter salienta ainda que a cadeia de valores é um instrumento básico para encontrar maneiras de intensificar a vantagem competitiva. Mediante a cadeia de valores, a empresa, têm suas atividades básicas divididas como investigação e desenvolvimento, produção, comercialização e serviço, facilitando ainda mais novas fontes de vantagem competitiva.

Um comentário:

  1. Com o mercado altamente competitivo, o qual pode-se notar pelo grande número de concorrentes, pelas promoções de venda cada vez mais agressivas, pelos clientes cada vez mais exigentes, pelas menores possibilidades de errar e ainda manter-se no mercado, surge a necessidade de aprimoramento contínuo. Em função destes fatos, cada vez mais se fala em fidelização de clientes, as empresas e, principalmente, os profissionais precisam rever seus conceitos relativos ao modo de como lidar com os eventos do dia-a-dia.

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